fbpx

Aragwaksã – Celebração da cultura indígena pataxó em 01/08

celebração da cultura indígena pataxó

maior celebração da cultura pataxó, o Aragwaksã

Participei na Aldeia da Jaqueira, em Porto Seguro, no dia 01/08, da maior celebração da cultura pataxó, o Aragwaksã. O evento acontece há 25 anos e representa a luta e a resistência dos povos indígenas.

Durante a festividade foram realizados desfiles, pinturas, danças, cantos, rituais sagrados, como batismo e casamento tradicionais, com o intuito de conscientizar os mais jovens sobre o legado deixado pelos mais velhos em prol da valorização da tradição.

Como vizinho dos povos indígenas há mais de 20 anos, mantemos sempre uma relação de diálogo e respeito às comunidades. Fico feliz e honrado de poder participar dessa festa de fortalecimento cultural.

“Quero agradecer ao amigo e parceiro Luigi e ao Resort La Torre, que vem nos ajudando com nossas festividades.” Destacou Juari Pataxó, presidente do Instituto Pataxó de Etnoturismo.

 

WhatsApp Image 2023 08 11 at 09.51.51 1 WhatsApp Image 2023 08 11 at 09.51.51 2 WhatsApp Image 2023 08 11 at 09.51.51 3

 

 

Veja também a homenagem recebida  por mais um apoio a ações importantes para as comunidades indígenas:

Homenageado na inauguração da Escola Indígena Pataxó – Luigi Rotunno

Acompanhe também um pouco mais da cultura indígena:

(76) YouTube

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *