fbpx

Comida Invisível: sistema que o La Torre já doou quase 300 refeições em menos de dez dias

comida invisivel nutrivida

A startup social Comida Invisível conecta “quem tem” com “quem precisa”

Incentivador de iniciativas sustentáveis, Luigi Rotunno CEO do Grupo La Torre, está muito feliz com a nova ação de combate à insegurança alimentar do Resort La Torre que, através do App “Comida Invisível” está reduzindo o desperdício, as emissões de carbono e transformando a vida de quem precisa. Luigi convida empreendedores, produtores rurais e ONGs de Porto Seguro a conhecer o trabalho dessa startup e se conectar a essa ação solidária.

Comida Invisível é um Aplicativo que cadastra pessoas físicas e empresas que têm sobra de alimentos ainda próprios para o consumo humano, para serem direcionados a entidades conectadas por meio da geolocalização. Essa startup social nasceu em 2016, é liderada por sua CEO e fundadora Daniela Leite que, incomodada em ver tanta comida ir para o lixo e tantas pessoas passando necessidades, criou essa inovação.

comida invisivel como funciona

Até pouco tempo, doar alimentos excedentes era preocupante juridicamente para os empreendimentos, mas a partir da Lei 14.016/20, hotéis, restaurantes, supermercados, indústrias (pessoa física ou jurídica) podem doar alimentos in natura, industrializados ou prontos. Para isso, é preciso cumprir os critérios de responsabilidade no que se refere à correta manipulação e armazenamento dos alimentos. Há também o treinamento obrigatório com as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a plataforma “Comida Invisível Educa” que traz cursos, receitas e dicas de redução de desperdício. Como o La Torre atende a todos os requisitos necessários, pode fazer parte dessa rede de solidariedade.

“O desperdício e a fome são faces de uma mesma moeda. Fazer parte de iniciativas como essa do App Comida invisível reduz consideravelmente o impacto social e ambiental” comentou Luigi Rotunno CEO do Grupo La Torre. “Diminuir o desperdício, acabar com a insegurança alimentar e reduzir as emissões de carbono são necessárias. Eu acredito fortemente que a tecnologia deve estar a serviço do humano para a construção de uma economia sustentável, circular e uma sociedade mais justa e inclusiva. Parabenizo os colaboradores que estão empenhados trabalhando por essa conscientização com os hóspedes e a comunidade” Concluiu Luigi Rotunno, feliz com os resultados do projeto.

De acordo com o relatório mais recente da ONU, cerca de 735 milhões de pessoas passam fome no mundo (33 milhões só no Brasil) e, a missão do Grupo La Torre em fazer parte do Comida Invisível é reduzir o desperdício, a má distribuição de alimentos e contribuir para a diminuição de gases de efeito estufa no planeta. O Resort La Torre já estava utilizando biodigestor com o objetivo de desviar os resíduos orgânicos dos aterros, mas ainda havia uma dor muito grande em ver tantos alimentos em perfeitas condições de consumo sendo levados ao biodigestor. Hoje, uma ONG em Coroa Vermelha, comunidade vizinha ao Resort La Torre está recebendo esses alimentos.

comida invisivel nutrivida 2Com mais de 20.000 instituições mapeadas no Brasil, a equipe de nutricionistas certifica as ONGs garantindo segurança jurídico-sanitária com referência às doações. A Nutrivida é uma Organização Não Governamental (ONG), situada no distrito de Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália-BA que oferta acompanhamento pedagógico a 120 crianças, cinco dias por semana, com duas refeições diárias. Conforme o relatório disponibilizado em tempo real pela plataforma Comida Invisível, em menos de dez dias, as doações de alimentos enviadas pelo Resort La Torre contabilizam quase 300 refeições. Dentre os dados fornecidos pelo App, é possível, inclusive, calcular a quantidade de CO² compensado com a doação. Essa iniciativa concedeu ao La Torre o selo de “Empresa Consciente no Combate ao Desperdício”.

Já preocupado com “a fome” no município e região, Luigi Rotunno é parceiro de outros projetos há muitos anos. Intitulado “Embaixador da Ação da Cidadania” do Sul da Bahia, atuou fortemente nas campanhas Fome Zero reconhecidas pela ONU, carrega um histórico de empreendedorismo social com doação de alimentos realizada pelo La Torre em períodos de crise, tais como ocorridos durante a pandemia de Covid19, desastres naturais em Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, entre outras ações em asilos, creches, entidades que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência. Lutar contra a fome já é uma marca de Luigi e do La Torre que ganha mais força nessa parceria com o Comida Invisível.

fome zero comida invisivel
Luigi Rotunno e colaboradores abraçando a causa da Ação da Cidadania – Fome Zero – 2018

A colaboradora Fátima, uma das responsáveis pelo café da manhã no La Torre explica que, acompanha os processos de manipulação dos alimentos e que a equipe tem uma responsabilidade sem igual em todas as etapas. Ela descreve o projeto como maravilhoso e se orgulha da empresa que trabalha ter abraçado essa causa. Fátima fez os treinamentos do Comida Invisível e faz questão de divulgar a iniciativa.

Eliete, responsável pelos projetos ESG do Grupo La Torre lembra que inovação faz parte da cultura da empresa e que, tem um carinho particular por essa iniciativa, pois além de ser sustentável, reduzindo o volume de resíduos orgânicos, diminui a emissão de gases e ainda acaba com a fome de crianças e adolescentes que já crescem conscientes de bons hábitos alimentares. Para Eliete, essa iniciativa com a Comida Invisível não é apenas métricas de um relatório, é o cuidado com a vida.

Luigi entende que seguir tendências sustentáveis é uma necessidade. Todas as empresas devem levantar essa bandeira e buscar meios para impactar menos e contribuir mais com o meio ambiente. O Grupo La Torre já trabalha a coleta seletiva com seu Ecoponto destinando recicláveis aos locais adequados; produz energia limpa e renovável; compensa carbono; utiliza biodigestor; realiza compostagem com as podas; hidroponia; eco gastronomia e segue conscientizando hóspedes, colaboradores e comunidade sobre a importância de ações sociais e sustentáveis. Luigi deseja que outros empresários da região se inspirem nessas ações porque defende que juntos serão mais fortes.

 

Depois da Comida Invisível, resta uma dúvida: qual será a próxima inovação sustentável do La Torre?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Uma resposta

  1. Bom dia, somos da Casa AmarEla, projeto social em Cabralia no bairro Geraldão e oferecemos educação extracurricular e lanche gratuito para as crianças do bairro. Funcionamos 2as e 4as com 12 crianças e buscamos apoio e parcerias para ampliar nossas atividades. Queremos nos inscrever no programa para receber doações. Nosso contato: 21 99979-6853.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta

  1. Bom dia, somos da Casa AmarEla, projeto social em Cabralia no bairro Geraldão e oferecemos educação extracurricular e lanche gratuito para as crianças do bairro. Funcionamos 2as e 4as com 12 crianças e buscamos apoio e parcerias para ampliar nossas atividades. Queremos nos inscrever no programa para receber doações. Nosso contato: 21 99979-6853.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *