Construir uma escola que atenda as crianças dentro da comunidade sempre foi o sonho dos indígenas da Aldeia Novos Guerreiros, no território da Ponta Grande, em Porto Seguro, para facilitar o acesso a uma educação de qualidade e preservar a cultura pataxó.
Com empenho da comunidade, o sonho começa a se tornar realidade. Os indígenas iniciaram a construção com apoio de amigos e parceiros, e para contribuir com essa iniciativa, fiz a entrega de 3.500 lajotas para levantar as paredes da escola.
A unidade escolar inicialmente vai contar com duas salas de aula para atender cerca de 70 crianças e também adultos ainda não alfabetizados. De acordo com o Cacique Roberto, este é um importante passo para o desenvolvimento da Aldeia.
“Muitas crianças deixam de ir à escola pela distância até Porto Seguro ou Santa Cruz Cabrália. Agora com uma escola aqui dentro da nossa comunidade, tudo fica mais fácil. Queremos ver nossos jovens crescendo, por isso agradeço a você Luigi, que é um grande parceiro e sempre nos ajuda. As portas da Aldeia estarão sempre abertas para você.” Ressaltou o cacique.
Ano passado estive na aldeia para doar uma bomba que distribui água para dezenas de famílias, e fico feliz de agora contribuir com a construção de um futuro para esses jovens, através da educação. Espero que a escola seja inaugurada muito em breve e possa ser ampliada para atender outras Aldeias da região.
Veja o vídeo: