“Conhecimento gera empatia!” Acreditando nisso os diretores do La Torre escolheram Espectro Autista como tema de treinamento para as equipes.
Os dias 20, 21 e 22 de março foram repletos de trocas de experiências e desenvolvimento de práticas de inclusão no Resort La Torre. Mais de 350 colaboradores participaram da capacitação sobre Espectro Autista e conheceram detalhes desse transtorno que altera as condições do neurodesenvolvimento da pessoa. Luigi Rotunno, CEO do Grupo La Torre considera fundamental orientar os colaboradores sobre o assunto, pois além de contribuir com a conscientização da comunidade, qualifica os colaboradores garantindo a personalização no atendimento a pessoas com essa condição.
O curso foi ministrado pelo Médico Psiquiatra Marlon de Borgonha, profissional de larga experiência em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nos Estados de Minas Gerais e Bahia, sendo grande conhecedor dos casos de espectro autista da nossa região, devido sua atuação em Trancoso, Aldeia Barra Velha e outras localidades de Porto Seguro.
“É preciso ter um olhar especial para os autistas. Chega de preconceito com quem se comporta de maneira diferente do ‘dito normal’. Parem de julgar como falta de educação ou dizer que os pais não colocam limites. A sociedade precisa saber como lidar com esses casos, pois eles já sofrem por terem a organização de seus pensamentos, emoções e sentimentos comprometidos. Vamos parar de gerar novos sofrimentos para essas pessoas!” Comentou Luigi Rotunno sensibilizado com a forma desumana que algumas pessoas tratam os autistas.
Sabemos que essa alteração nas condições do neurodesenvolvimento de uma pessoa compromete sua comunicação e sua interação social. Em agosto de 2022 o IBGE levantou, pela primeira vez, dados sobre a quantidade de autistas no Brasil e estima-se que haja aproximadamente 2 milhões de pessoas. Porém, ainda é incerto, visto a falta de informação da maior parte da população que não busca o diagnóstico clínico. A Lei do Autista (12.764 de 27 de dezembro 2012) também é totalmente desconhecida e novamente a desinformação impede que os direitos sejam respeitados.
“Meu irmão caçula tem 14 anos e tem espectro autista. Foi muito interessante participar desse treinamento, pois pude aprender coisas sutis, que às vezes, não percebemos na rotina da convivência. Eu fico muito feliz em ver a empresa compartilhando esse conhecimento com a gente porque é a certeza que mais pessoas estão recebendo essas informações e meu irmã poderá ser mais compreendido por onde passar”. Expressou Ana Júlia Marques, atendente na área de gastronomia do Resort La Torre.
Os primeiros sinais de autismo podem ser identificados a partir dos 8 meses. Estima-se que a cada 60 crianças, 1 seja autista e, a cada 5 autistas, 4 sejam meninos. É importante saber que essa é uma condição genética, que já existe há muito tempo, mas antes era entendida como uma esquizofrenia infantil. O autismo não surgiu agora no pós-pandemia como algumas pessoas afirmam.
“A capacitação sobre o Espectro Autista no Resort La Torre além de atender requisitos legais, éticos e de acessibilidade, nos permite personalizar o serviço, aprimorar a qualidade e entender a necessidade dos hóspedes com autismo e seus familiares; geramos um ambiente mais acolhedor e convidativo, minimizamos os mal-entendidos, lidamos com diferentes situações que nos fazem evoluir como seres humanos, garantindo proteção, preservando direitos e respeitando a diversidade.” Explanou Leila Dipp, diretora operacional da empresa.
Para a educação, o Espectro Autista assim como outras deficiências ainda é um grande desafio. A rede pública de ensino, normalmente, tem mais dificuldade em se adequar, destinar cuidadores e, de acordo com o Ministério da Educação, as matrículas na educação especial tiveram um aumento de 41,6% de 2019 a 2023. Os matriculados diagnosticados com deficiência cognitiva chegam a 53,7% e destes 35,9% são autistas (636.602 alunos). Os números são crescentes e é necessário que as empresas e os órgãos públicos se adequem para atender esse cidadão de direitos que é “o autista”.
O Grupo La Torre é solidário às famílias que lutam, diariamente, pelo bem-estar de parentes com Espectro Autista e, através de treinamentos a seus colaboradores leva conhecimento, compreensão e empatia à sociedade. Em 2022 realizou capacitação com a profissional Gisele Macéa, em comemoração ao dia mundial do autismo e segue com ações de inclusão que fazem a diferença em Porto Seguro e região.
Resort La Torre recebe capacitação e é empresa amiga do autista – Luigi Rotunno
Uma resposta
Excelente iniciativa, todos precisamos aprender a lidar com respeito e paciência essa condição.