Ecoponto pode ser uma das soluções sustentáveis para Porto Seguro (BA)
Visando divulgar a criação do Ecoponto do La Torre como solução de descarte correto para grande parte dos resíduos produzidos nos empreendimentos do Grupo e pelos bairros circunvizinhos, Luigi Rotunno, CEO da organização, propôs uma gincana com os colaboradores, envolvendo a comunidade e vivência com os conceitos ESG. Jean Peliciari esteve presente na apresentação dos resultados, as equipes engajadas nessa ação foram classificadas de acordo com a pontuação alcançada e, ao final, todos saíram ganhando, principalmente a sociedade e o meio ambiente.
A ideia de gamificar a ação sustentável realizada no La Torre Resort e proposta a mais de 500 colaboradores, teve como maior objetivo divulgar o Ecoponto, mobilizar pessoas, orientar a comunidade e estimular o hábito dos participantes a separar resíduos sólidos recicláveis, destinando-os para os locais adequados. Embora não haja coleta seletiva em Porto Seguro, Luigi acredita que é importante desenvolver essa consciência ambiental e criar soluções sustentáveis para o município, convidando a sociedade civil a se organizar e fazer a sua parte, reforçando a necessidade que o poder público cumpra com o seu dever e busque soluções inteligentes para garantir a preservação das riquezas naturais de nossa cidade.
Participar dessa gincana foi facultativo aos colaboradores do La Torre, onde não havia nenhuma obrigatoriedade e o convite foi estendido a todos. O jogo consistia em coletar resíduos sólidos, materiais recicláveis e levar para o Ecoponto. Cada tipo de resíduo possuía uma pontuação específica, distribuídos em oito tipos (papel, plástico, metal, vidro, eletrônicos, pilhas, esponjas, óleo) e participaram cerca de 150 colaboradores, divididos em 13 times, em que cada um teve uma liderança escolhida para representar o grupo, conectar os participantes e motivar a equipe nessa disputa. O jogo foi educativo e divertido, gerando registros inesquecíveis “dos bastidores” desse evento. Houve participação de amigos e familiares na busca de resíduos e muitas histórias engraçadas durante a coleta.
Para Luigi Rotunno, essa “brincadeira” teve um valor inestimável e é o verdadeiro conceito ESG (Environmental, Social and Governance) colocado em prática, pois segundo o empresário, é com exemplos que se conquista boas ações e, é envolvendo a comunidade, oportunizando conexões, mobilizando pessoas, conscientizando e estimulando um olhar diferente sobre os resíduos que conseguiremos diminuir o descarte em aterros e lixões. O La Torre Resort realiza diversas ações ambientais inspiradoras dentro das vertentes de ESG e dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) às quais é possível tomar conhecimento através do Relatório ESG da empresa, disponibilizado através do link Relatório ESG – Grupo La Torre
O palestrante Jean Peliciari, do Instituto Lixo Zero compareceu na apresentação do rank das equipes e, assim como Luigi, parabenizou os colaboradores pelo engajamento e resultado obtido. Para eles, essa capacidade de liderança desenvolvida nessa gincana, representa a possibilidade de novos elementos transformadores na sociedade, pois traz a público pessoas que enxergaram sob outras perspectivas e tiveram um verdadeiro propósito ao participar dessa “competição”.
Eliete Ferreira, responsável pelos Projetos ESG na empresa, compartilhou os melhores momentos dos encontros com os colaboradores, episódios que ocorreram no período da coleta e os diversos casos e “causos” relevantes aos participantes. Idealizadora da ação, Eliete narra com muita alegria e orgulho os detalhes da gincana e lembra que, um dos principais objetivos é instigar o máximo de pessoas possível (colaboradores e comunidade) a enxergar que nem tudo que se joga “no lixo”, deveria ir para lá. É preciso pensar dentro da esfera dos 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e fazer a diferença.
Na Gincana do Ecoponto La Torre, das 13 equipes participantes, o time de Adelson atingiu o primeiro lugar no ranking, seguido pelos times de Priscila e Ângela.
E se você reside próximo ao La Torre ou em Coroa Vermelha, você também pode destinar os seus resíduos, devidamente separados ao Ecoponto La Torre. Saiba mais: La Torre agora tem Ecoponto que recebe resíduos recicláveis da comunidade – Luigi Rotunno
Respostas de 20
Parabéns ao Grupo Latorre
Parabéns Sr Luigi
A Iniciativa é Honrosa!
Que a Empresa cresça a cada dia!
Hei, Nilo. Tudo bem? Muito obrigado pelas felicitações à empresa. Grande abraço, meu amigo.
Parabéns Eliete, Parabéns ao Jocimar
Parabéns Sr Luigi
Parabéns Latorre
Vocês estão Fazendo a Diferença na Região!
Obrigado, Renaldo! Realmente as colaborações de Eliete e Jocimar, nesse projeto, merecem aplausos. Eles são fundamentais frente à essas iniciativas. Grande abraço.
Excelente iniciativa. Desenvolvemos um projeto social @casaamarelascc para crianças do Geraldão que envolve educação colaborativa. Estudando as ODS numa gincana global promovida pela Nathional Geografic e é muito importante termos bons exemplos na cidade para exemplificar. Seria uma honra ser convidado a conhecer esse projeto do La Torre. Nossa gincana se encerra dia 30 Outubro. Nosso grupo são de 9 alunos, 11 a 13 anos. Whatsapp 21999796853.
Obrigado pelo apoio, Milene. E parabéns por sua iniciativa! É muito bom conhecer pessoas que chamo de “elementos transformadores de seu meio”. Sinta-se convidada. O La Torre está sempre de portas abertas para compartilhar as experiências. É só fazer contato e agendar a melhor data para uma visita técnica com nossa equipe de Gestão ESG. Alinhe com marketing@resortlatorre.com.br
Grande abraço e sucesso e seu Projeto.
Medida importante para a região. Visando ampliar o alcance e efeitos da iniciativa, sugiro levar informação à população sobre a importância da reciclagem (sensibilizar, informar e agir)
Concordo, Wellington. E agradeço por acompanhar nosso trabalho. Realmente estamos levando a público essa iniciativa e, a gincana foi uma forma que encontramos de envolver a comunidade e divulgar o ecoponto de maneira divertida e leve. A educação ambiental precisa estar inserida em todos os contextos de nosso cotidiano e pessoas como você podem nos ajudar muito, compartilhando a informação e ajudando nessa conscientização. Grande abraço.
Que bom.
Depois de fazer compostagem e vermecompostagem (minhocas), agora tenho para onde enviar o material reciclável separado em casa.
Sim, Murilo! Traga para o Ecoponto do La Torre. E parabéns por já iniciar essa reciclagem com o material orgânico. Você faz a diferença! Um abraço, meu amigo.
Linda iniciativa nessa ação de conscientização, desenvolvimento a necessidade de um despertar coletivo, da “nova” visão de que não somos parte de um todo, somos a integração com o todo e portanto, nossas AÇÕES, positivas ou não, afetam o modo e qualidade a de vida em geral.
Lutar para que os órgãos públicos busquem soluções para a resolução desses problemas é, sem dúvida, uma luta admirável, já que o por iniciativa própria ele não o faz, forçado que a população “cobre”. O incentivo à criação de cooperativas de reciclagem, coleta seletiva de lixo, um projeto de educação ambiental nas escolas e a implantação da logística reversa nas empresas e comércios, com a união de todos voltados à um mesmo propósito, certamente já dariam grandes resultados.
Essa é minha opinião como Gestora Ambiental, que se entristece ao ver tanto pouco caso vindo do poder público, quando se fala de Meio Ambiente e sua conservação.
PARABÉNS POR ESSA LINDA AÇÃO!
Que bacana o seu feedback, Juliana! Muito obrigado por contribuir com sua opinião e experiências. De fato a população precisa se apropriar mais dessas questões e entender o seu poder de mudança da realidade. Só pensando e agindo pelo coletivo que nossa cidade se tornará um lugar melhor, justo, igualitário e preservado. Grande abraço.
Fantástica iniciativa do Lá Torre, através de seu CEO Luigi, aliás que deveria ser candidato a prefeito de S. C. Cabrália, que desperta o interesse de selecionar o nosso lixo sempre. Faltou o endereço do Ecoponto.
Muito obrigado, Jorge! Agradecemos o reconhecimento por nosso trabalho e confiança em nossa capacidade de gestão.
Quanto ao endereço do ecoponto, vamos incluir na matéria. Essa observação foi muito pertinente.
Grande abraço.
Desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as demandas atuais sem comprometer os recursos e as necessidades das gerações futuras.
Na prática, isso significa desenvolver ações voltadas ao uso consciente de recursos, com o objetivo de preservá-los e não esgotá-los para o futuro.
As empresas exercem um papel fundamental neste processo, uma vez que a produção pode ter impactos no meio ambiente.
Parabéns Luigi, e parabéns ao grupo La Torre pela iniciativa,
O meio ambiente e as futuras gerações agradece.
Perfeita descrição, Pato Rabane! Muito obrigado por contribuir com suas observações e elogios.
Parabéns. LUIGI e o Lá Torre sempre saindo na frente! Pena que Cabrália não se preocupa com tais ações mas vou sim participar e ajudar Porto Seguro nessa iniciativa!
Hei, Lenice, você pode ajudar Cabrália reduzindo a quantidade de resíduos enviados ao aterro. E pode também compartilhar a informação com os amigos. O nosso Ecoponto tem capacidade para receber grande quantidade de resíduos e encaminhar para as empresas responsáveis pela coleta. Incentive o pessoal a separar o lixo e levar ao ecoponto. Grande abraço
Parabéns.
Lá Torre é um ótimo exemplo de como uma empresa pode ser um cidadão corporativo responsável e ativo. Dando o exemplo positivo e construtivo, tratando bem os funcionários, com dignidade e respeito tbm, trabalhando incansavelmente pelo mais alto nível de qualidade para a “experiência do hóspede”.
Imagine se cada um fizesse a sua parte como todos vocês fazem.
Parabéns mais uma vez.
Muito obrigado por acompanhar o nosso trabalho, Scott! São feedbacks como o seu que nos mantém firmes em busca de qualificação, inovação e soluções sustentáveis para a manutenção de nosso negócio, de forma a contribuir com ações importantes para a comunidade e garantir a preservação de nossas maravilhas da natureza para as gerações futuras.