O número de animais abandonados e vítimas de maus tratos segue aumentando em todo o Brasil
Sensibilizado pela história da Cláudia, Luigi Rotunno CEO do Grupo La Torre fez uma visita ao bairro Belo Campo em Porto Seguro, levou doações da empresa e oportunizou que a cuidadora de animais falasse de sua luta nessa causa, convidando voluntários a ajudarem a cuidar dos animais abandonados. Assim como Cláudia, existem várias pessoas que fazem contribuições socioambientais no Brasil, muitas delas não são identificadas como ONGs e administram os abrigos por conta própria e com a ajuda de voluntários.
Embora não tenhamos números recentes da quantidade de animais em situação de vulnerabilidade (animais com famílias em condições de extrema pobreza, ou abandonados ou vítimas de maus tratos), o último levantamento do IPB (Instituto Pet Brasil) informa que em 2022 já chegava a quase 9 milhões o número de cachorros e gatos em situação de abandono e maus tratos no país. Em Porto Seguro não temos informações precisas, pois assim como Cláudia que cuida de animais abandonados em sua casa, há vários outros voluntários que não estão catalogados entre as ONGs do país.
O empresário baiano visitou essa defensora da causa animal no bairro Belo Campo em Porto Seguro e realizou uma doação do La Torre com sacos de ração para cães e gatos. Luigi Rotunno foi mostrar um pouco da rotina dessa pessoa humilde e de coração gigantesco que abriga em sua pequena casa 33 gatos e 6 cachorros. Ela costuma recolher bichinhos machucados, ou doentes que encontra “jogados na rua”, cuida e em alguns casos acontecem adoções, mas muitos vão ficando com ela. Luigi a visitou para levar essa ação a público e inspirar mais pessoas a ajudarem a Cláudia na alimentação dos bichinhos.
De acordo com o IPB, há mais de 400 ONGs de causa animal no país que abriga mais de 184 mil bichinhos. Estima-se que a população Pet no Brasil chega a 144,3 milhões de animais, sendo a maioria felinos (cerca de 82 milhões) e cães (56 milhões), o restante seriam aves, peixes, entre outros. Mas vale ressaltar que abrigos como o que Luigi visitou no Belo Campo não entram nesses cálculos e aqueles animais não são apenas números, são vidas que precisam de cuidados, alimentos, medicação, carinho. Quem puder, assim como Luigi, ajudar e divulgar o abrigo da Cláudia e de outros cuidadores, salvará vidas.
O trabalho das ONGs é fundamental nesse cenário, pois umas atuam como abrigos que acolhem, tratam, castram e dispõem para adoção; outras são de conscientização sobre doenças, vacinas e campanhas contra maus tratos, por exemplo. E todos podem ajudar de alguma forma, seja com serviços voluntários, criando eventos para arrecadar fundos, doando valores ou alimentos, divulgando as causas em suas redes sociais e até mesmo solicitando subsídios a órgãos governamentais. E caso você encontre animais abandonados pode entrar em contato com alguma ONG, ou com a Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal, ou o Centro de Zoonoses da região.
“A divulgação de animais resgatados nas redes sociais é muito importante, pois em alguns casos pode não ter sido abandono e a família esteja em busca de seu bichinho. Lembrando que o abandono responsabiliza o autor por crime de maus tratos e danos decorrentes de acidentes que venham a acontecer.” Ressalta o empresário Luigi Rotunno, lembrando a responsabilidade que cada tutor deve ter ao decidir criar um Pet. “Os bichinhos são como membros da família, são inocentes e têm muito amor a nos oferecer, por isso devemos cuidar dos nossos e, sempre que possível, ajudar a cuidar dos que ainda não têm uma família”. Concluiu Luigi Rotunno esperando que essa visita possa inspirar mais pessoas a fazer o mesmo.
Para ajudar a Cláudia com alimentos para os animais resgatados (73) 9 8205 9004
Confira como foi a vista à Cláudia.
Se Liga nessa novidade:
Sabendo o sofrimento dos animais com o barulho dos fogos de artifício, Luigi faz questão que o Reveillon do La Torre seja com fogos silenciosos.
Réveillon do La Torre Resort terá fogos de artifício silenciosos – Luigi Rotunno
Recentemente a Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal realizou uma ação muito importante. Desejamos que se tornem mais frequentes pois além de sanar diversos problemas, ajuda na conscientização das pessoas que passam a discutir mais sobre essas questões. Parabéns aos servidores engajados nessa causa!
Prefeitura Municipal de Porto Seguro – Portal Oficial.
Para contactar a Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal ou fazer denúncias: 73 3012-8554 e WhatsApp 73 99824-6948.
Respostas de 2
Projeto maravilhoso 👏🏻
Várias pessoas fazem trabalho socioambiental em prol da própria cidade. Parabéns por visibilizar essas pessoas abandonadas pelo poder publico. É raro. É necessário. 👏👏👏👏