Luigi Rotunno

5 dicas para crescer na sua empresa

0 54

Muitos colaboradores querem crescer nas empresas onde trabalham. As vezes para almejar maior responsabilidade, outras para projetar-se no mercado em busca de novos desafios, cada um com seu pensamento. Nossos objetivos na vida nem sempre têm um caminho traçado para serem alcançados, porém eles não deixam de existir. Para atingi-los sabemos que precisa mudar algo, portanto nos agitamos em várias direções buscando uma saída para crescer.

Muitas vezes erramos, especialmente quando o que dirige nosso comportamento é unicamente o desejo financeiro. Dinheiro é importante? Sem dúvida alguma, “melhor morrer triste e rico do que triste e pobre”, sei lá, parece que soa melhor. Veja bem o que os outros vão dizer: morreu triste mas era rico mesmo – ou no segundo caso – coitado morreu triste e ainda por cima devendo para todo mundo. Entenderam a diferençaa? Pois é, mas neste texto não estou querendo falar de vida após a morte, mas da vida após a vida! Como crescer na vida profissional para alcançar suas metas.

1. Seja proativo

Nas organizações atuais de trabalho o colaborador privo de entendimento das mudanças que estamos passando está desconsiderando que não existe mais zona de conforto que seja segura. Portanto levante-se e tome conta de seu destino. Não chore porque seu chefe não valoriza seu trabalho, mas mostre seus resultados. Cuidado! Não estamos falando de puxa-saquismo, mas de resultados ou iniciativas verdadeiras. Mostre seu comprometimento com a empresa agindo em prol dela. Esteja lá onde a empresa precisa, e não unicamente onde for destinada sua cadeira de rodinhas. Líderes não têm tempo para avaliar todos os colaboradores da empresa, portanto evidencie-se!

Observe seu líder

Defina seu crescimento conforme o quadro de líderes existentes na sua empresa. Observe como a organização funciona e aprenda antes de querer mudar as coisas. Tudo tem seu porque, portanto segure a crítica, as vezes ela é fruto de entusiasmo e excesso de autoconfiança. Observe seu líder direto e procure saber como chegou àquele determinado cargo. Não o enfrente, mas some com ele.

Crie

Inovação é o elemento essencial para subsistência de uma empresa. O elemento mais valioso portanto são as ideias. Critérios como a lealdade, o perfeito respeito do regulamento interno, o ponto batido no horário certo de forma cronometrada são elementos que fazem o perfil do funcionário modelo, e ainda é importante. Infelizmente para sobressair no mercado do trabalho não vai ser suficiente, é preciso ser criativo. Sua criatividade é um elemento de grande valor agregado à sua carreira profissional.

Unifique e não dissocie

O ambiente de trabalho é fundamental nas empresas. Nunca como hoje se falou tanto da importância do clima no trabalho. Fofocas e intrigas perdem fortemente espaço nesse novo conceito. Seja predisposto a fazer amizades no trabalho e contribua a manter o ambiente unido. Jogos de cotoveladas para ser o melhor não funcionam mais. Seja o líder da união da equipe.

Seja responsável

Pare de responsabilizar os outros. Mesmo se agir de forma errada por ordem de um seu superior mostre que tem cérebro. Divida culpas e méritos com a equipe. Evite decisões sozinho, consulte, converse e dialogue com seu colaboradores. Lembre-se que é mais eficiente dizer que errou do que justificar. Mostre responsabilidade e valorize suas palavras, usando a ferramenta da honestidade, afinal elas são seus atos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.