Luigi Rotunno

Assumir a presidência de uma associação: mais que um desafio, uma convicção.

0 265

Às vezes nossa carreira profissional, ou mesmo vida pessoal nos leva a caminho de associações sem fins lucrativos. Todas defendem ideais, pensam grande, são movidas por sonhos de algo maior e comum a seu grupo.  Os associados geram uma poderosa energia que leva as pessoas a acreditarem no lema que “unidos somos mais fortes” e o diálogo traz o entendimento, pois não é a associação de pessoas de igual perfil que trazem bons resultados, mas sim, a associação daqueles que se compreendem, se aceitam e se comprometem por causas compartilhadas.  O associativismo é realmente um elemento saudável em uma sociedade que demonstra sua maturidade, harmonia e senso de tolerância.

Mas o que realmente significa assumir a presidência de uma associação?

Como definir aquele entusiasmo que nos faz levantar a bandeira de uma associação e ser o porta-voz de um grupo?!?  O Associativismo fomenta a ação coletiva e a organização humana, difunde um conceito de grupo existente desde a pré-história, mas que na prática, ainda falta clareza em algumas interpretações.

Há quase um ano a frente da Associação Brasileira de Resorts, essa não é minha primeira experiência de associativismo, porém, é sem dúvida, a mais importante. Isso se deve ao prestígio da ABR e ao segmento que ela representa.  Às vezes, o cargo de presidente, até por não ser remunerado, é visto como um cargo institucional ou pouco participativo das verdadeiras atividades de uma associação, tido praticamente como uma “posição honorária”. Entretanto, existe uma categoria de presidentes movidos por ideais intensos, dedicados aos compromissos que assumiram e, em busca de realizar algo que marque a passagem deles na entidade que representam. Querem ser autores de um capítulo importante da construção daquela entidade.  Essas são as particularidades que me inspiram e às quais quero fazer parte.

Ser presidente de uma entidade é uma demonstração de espírito de liderança e iniciativa que deve contagiar aos outros associados e a todas as pessoas que se relacionam com o segmento representado. Significa ter coragem de sair do grupo para expor-se a todo tipo de crítica e comentário. Pouco ou nada será elogiado pelo que fará de positivo. A indiferença vai predominar e, se errar em algo, as críticas vão aparecer de todos os lados.  Suas ideias inovadoras não serão aceitas e muitas vezes, deverá tentar realizá-las com convicção para que os fatos falem mais alto que as dúvidas desmoralizadoras que, alguns associados adoram expor de forma esporádica.

Associativismo precisa de técnica e tática para unir pensamentos divergentes em prol de um objetivo comum. Às vezes é muito difícil para líderes empreendedores assumir tais cargos, pois o ritmo de atuação encontra obstáculos totalmente diferentes de uma empresa com fins comerciais.  Em uma associação, o maior problema não é o fato de que o dinheiro que a financia seja de todos os associados, mas é preciso respeitar que o conjunto de ideias é de igual valor. Esse é o verdadeiro desafio!  Fazer uma prestação de contas correta é o mais simples e óbvio, mas ter um respeito das ideias divergentes necessita de uma grande dose de sabedoria e tolerância.  Essa experiência está sendo de grande valia, tanto profissionalmente, quanto no campo pessoal, por isso devo agradecer a confiança em mim depositada por parte dos associados. Esse voto recebido deve permanecer sempre presente na mente de um presidente, para que ele não perca a vontade de continuar em frente. Mesmo nos momentos mais difíceis, não se pode esquecer que foi eleito, ou seja, escolhido para ser o porta-voz desse grupo.

Não sei se vou conseguir escrever um capítulo valioso para a ABR, pois não é fácil compor uma diretoria e assumir o abnegado cargo de líder voluntário, sob a nomenclatura de presidente, mas tenho certeza de uma coisa: não irei medir esforços para contribuir ao máximo na construção de uma associação reconhecida e respeitada pelos seus valores éticos e profissionais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.