Com mais de 50 possíveis postulantes ao cargo de vereador, 45 compõem os partidos PSDB e Cidadania (Federação) e DC.
Com muita alegria, Luigi Rotunno, presidente do PSDB em Porto Seguro apresenta a lista dos possíveis candidatos a vereador da federação que lidera e de mais um partido parceiro (DC – Democracia Cristã). A adesão às ideias do grupo tem sido unânime entre os filiados e o número de pessoas desejando colocar o seu nome à disposição para ser desafiado nas urnas é surpreendente. Mas como o prazo das filiações e janela partidária terminou, a lista dos pré-candidatos traz 18 postulantes a vereador pelo PSDB / Cidadania e 27 pelo Democracia Cristã (DC).
Muitas conversas circulam na cidade e as velhas raposas da política já começaram as negociações para puxar apoiadores, prejudicar determinados grupos e confundir o eleitorado. Luigi Rotunno, presidente do PSDB prega uma renovação política em Porto Seguro e com o objetivo de trabalhar por um grupo que acredita que isso é possível, segue ético em suas ações. Para Luigi, lealdade não se negocia e caráter não tem preço. “Nós fazemos questão de pessoas que se importam com o coletivo e tenham a coragem de ser diferentes do que estamos acostumados a ver nos ‘políticos profissionais’. Queremos pessoas que farão uma nova política”. Pontuou Luigi Rotunno, demonstrando os critérios para fazer parte de seu time.
Entre os pré-candidatos a vereador nos partidos PSDB, Cidadania e DC, sete deles já foram testados nas urnas e conquistaram algumas centenas de votos. Os demais são “marinheiros de primeira viagem” que estão entusiasmados com a importante participação no processo eleitoral e ansiosos para apresentar suas propostas de melhorias para o município. A maior parte deles, pessoas conhecidas em suas comunidades e atuantes em projetos sociais, o que demonstra a preocupação real com a cidade e histórico de trabalhos já prestados em Porto Seguro.
“Nós priorizamos justiça e igualdade, sendo assim, entendemos que da forma como organizamos o nosso grupo, isso foi contemplado. Seguimos com a teoria de não atuar com vereadores de mandato, pois defendemos uma renovação política e, acreditando que todos estão em iguais condições, ninguém será escada para ninguém, como sabemos que é o que vai acontecer em alguns partidos compostos por quem já está acostumado com os jogos da velha política. Hoje, os nossos pré-candidatos têm chances reais de serem escolhidos para legislar por Porto Seguro. Será uma disputa equilibrada e igualitária.” Concluiu o líder tucano Luigi Rotunno.
Atualmente, no Brasil há quase 160 milhões de eleitores e destes, cerca de 16 milhões são filiados a partidos políticos. Só em Porto Seguro possui quase 90.000 eleitores. Para ser um pré-candidato não há muitas determinações da Justiça eleitoral, basta estar em pleno exercício de seus direitos políticos, mas de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para se candidatar ao cargo de vereador, é preciso que alguns pré-requisitos sejam cumpridos:
- Ter nacionalidade brasileira nata ou naturalizada;
- Estar em dia com a Justiça Eleitoral e possuir pleno exercício dos seus diretos políticos;
- Ser alfabetizado (saber ler e escrever);
- Ser filiado a um partido político por um período mínimo de seis meses antes da eleição (todo candidato pode se filiar somente a um partido, sob pena de serem canceladas ambas as filiações);
- Possuir domicílio eleitoral no município que pretende concorrer ao menos seis meses antes da eleição;
- Ter 18 anos de idade na data-limite do registro de candidatura;
- Estar em dia com as obrigações militares além de ter em mãos seu certificado de reservista (apenas para pessoas do sexo masculino).
Com base nos critérios e determinações do TSE, os seguintes filiados estão aptos a concorrer nas próximas eleições. Confira os pré-candidatos a vereador que estão com Luigi.
PSDB 45 / CIDADANIA
- Nal Adventista
- Leo da Ceia
- Alex Caraíva
- Diran Matos
- Professora Sol
- Madalena
- Herberti Arrail
- Robinho Trancoso
- Amaral Trancoso
- Francis Instituto Descobrir
- Fran Trancoso
- Mara
- Ariel Arraial d’Ajuda
- Lucas
- Zé Carlos
- Paulo Viana Repórter
- Suiá
- Joabe
DC
- Marcos Henrique
- Willian
- Alessandro
- Paulo Ventura
- Bruno
- Alelhi da Valdete
- Tamile
- Ronaldinho
- Ronaldo do Parque Ecológico
- Fernando Cruz
- Landia
- Josenilda
- Domingos Baianão
- Pedro de Trancoso
- Cosme da Família
- Erlanes
- Jackson
- Giu
- Isabel
- Jambo
- Gustavo
- Rodrigo
- Cleber
- Clóvis
- Clériston
- Décio
- Jambo
Luigi, comprometido com seu grupo, se coloca à disposição para as dúvidas, orientações e segue em seus giros pela cidade, dando voz à comunidade e trabalhando por quem mais importa nesse processo: a população de Porto Seguro.
Quer saber como foi o evento de filiação do PSDB – Porto Seguro?
Quer ver como é a rotina diária de Luigi?